segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto do Delegado Deraldo Damasceno visa alertar sobre os prejuízos do uso de anabolizantes.


As Academias de Musculação farão palestras mensalmente, alertando para o uso de esteroides anabolizantes. No ato da matrícula, o aluno deverá receber uma cartilha alertando para os malefícios da utilização destas substâncias, sendo que as academias deverão fixar cartazes de conscientização." Tal procedimento é defendido pelo deputado Deraldo Damasceno no projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa.

No documento, o parlamentar justifica que "alguns relatos sugerem que esteroides anabolizantes podem contribuir para problemas psiquiátricos. Pesquisas mostram que o abuso no uso de anabolizantes pode levar a agressão e outros efeitos adversos. Alguns usuários de anabolizantes dizem se sentir bem ao utilizá-los, porém alterações extremas de humor podem ocorrer, incluindo sintomas de mania que poderiam ocasionar violência. Pesquisadores também observaram que muitos usuários de esteroides anabolizantes sofrem de ciúme patológico, irritabilidade extrema, delírios e julgamento prejudicado pela sensação de invencibilidade".

Segundo o parlamentar, "pessoas que usaram esteroides anabolizantes passaram por sintomas de abstinência quando pararam de tomar a droga", que "incluem oscilações de humor, fadiga, impaciência, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e vontade forte de voltar a usar os anabolizantes". O uso de esteroides anabolizantes, insiste Damasceno, "pode ter como efeitos problemas de saúde sérios e até irreversíveis. Alguns desses efeitos mais perigosos incluem dano ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom). Outros efeitos dos anabolizantes que foram relatados incluem insuficiência renal, acne severa e tremores".


PREJUÍZOS
 

Ainda na justificativa de sua proposição, o deputado cita Bernardino Santi, médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), para quem "os anabolizantes pertencem a um grupo de drogas que tem indicação muito precisa na medicina. Infelizmente, nas últimas décadas, passaram a ser utilizados por rapazes e moças interessados em esculpir uma forma física que obedece a padrões rígidos ditados pela moda. O uso indiscriminado e sem controle médico dessas substâncias tem gerado problemas graves de saúde, morte inclusive, em gente muito jovem".

Deraldo Damasceno aproveita para denunciar que "grande parte dessas drogas é vendida nas academias e entra no Brasil de maneira ilícita, sem que se saiba exatamente de onde vêm nem como são fabricadas. Na pressa de conseguir o efeito desejado, muitos a utilizam em doses absurdamente altas, que interferem no equilíbrio geral do organismo. Por falta de informação ou apesar dela, os jovens continuam correndo atrás dos anabolizantes cuja comercialização transformou-se numa atividade clandestina e muito lucrativa".

Nenhum comentário: