segunda-feira, 19 de maio de 2014

Delegado Deraldo propõe a criação do Programa Companheiro Escolar



A criação do Programa Companheiro Escolar, um programa socioeducativo de apoio ao estudante carente e de desenvolvimento das metas de ensino, foi sugerida pelo deputado Delegado Deraldo Damasceno (PSL) através de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa. A finalidade do programa é contribuir com a diminuição da evasão escolar e, dessa forma, melhorar o desempenho da Bahia e do Brasil em indicadores educacionais.
De acordo com o projeto, dentre as atividades de competência do Programa Companheiro Escolar estão visitas a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas que tenham faltado às aulas por três vezes consecutivas ou cinco alternadas no mês; a jovens com possibilidade de pararem de estudar; e também visitas e acompanhamento solidário a alunos que demonstrem deficiências e dificuldades de aprendizagem. Ainda pela matéria, estas visitas e demais atividades desenvolvidas pelo programa deverão ser supervisionadas, orientadas, fiscalizadas e autoriza das pela direção da escola na qual o aluno está matriculado.
Deraldo utiliza dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para justificar a necessidade de implementação do programa. Segundo ele, apesar de o país ter registrado uma queda de 11,5% na taxa de abandono do ensino, entre os anos de 2001 para 2011, entre jovens com 18 e 24 anos, essa média ainda é três vezes maior do que o percentual verificado em 29 países europeus. "O IBGE analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e mostrou que o percentual de jovens que não haviam completado o ensino médio e que não estavam estudando passou de 43,8% em 2001 para 32,2% em 2011", ressaltou o deputado. Ele também destacou que, ainda conforme aferiu o IBGE, em 2011, o abandono escolar atingia mais da metade dos jovens de 18 e 24 anos pertencentes à fatia mais pobre da população, enquanto que no quinto país mais rico essa proporção era de apenas 9,6%.
Fonte:DiárioOficial

Nenhum comentário: