Biografia


      Deraldo de Jesus Damasceno nasceu na cidade do Salvador no dia: 31/08/1950. Filho mais velho de uma família de oito irmãos, sua mãe: Maria Rodrigues de Jesus Damasceno, professora, seu pai: Geraldo Alves Damasceno, advogado.
      Concluiu seus estudos primários no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Escola classe II, localizada no bairro do Pero - Vaz, Liberdade. Com a separação de seus pais mudou-se para a cidade de Cachoeira, acompanhando sua mãe e seus irmãos. No Colégio Estadual de Cachoeira concluiu seus estudos do primeiro grau. Em 1973, no seu primeiro casamento, nasceram Argemiro Santana Damasceno, Deraldo de Jesus Damasceno Junior e Davidson Santana Damasceno. Em seguida, concluiu seus estudos do segundo grau, na Escola Técnica do Comércio da Bahia, tendo adquirido o diploma de técnico em Administração de Empresas.
      Tendo uma infância pobre concluiu seus estudos com muita dificuldade. Trabalhou em diversas áreas distintas, dentre elas, ajudante de pedreiro; carregador de malas na Estação Rodoviária de Salvador, lavador de carros, bombeiro de posto de gasolina, repositor de supermercado e soldado do Exército. Em 1977 foi aprovado em concurso público para o cargo de Agente de Polícia do Estado da Bahia. Em 1980 faleceu sua mãe, mediante este fato, assumiu a tutela dos seus três irmãos menores.
      Em 1984, concluiu o Ensino Superior, formou-se em Direito pela Faculdade Teófilo Otoni – MG. No ano de 1985 assumiu o cargo de Delegado comissionado, passando por cidades como: Maiquinique, Itamaraju, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Vitória da Conquista, Eunapólis, Porto Seguro, Nova Viçosa e Mucuri.     
      Em 1987 conheceu a sua atual esposa, a advogada Vasti Dias de Souza Damasceno, e deste casamento nasceu em 1991 sua filha Mayra Dias de Souza Damasceno.
      No ano de 1994 foi aprovado em concurso público para exercer o cargo de Delegado de Polícia de carreira, e trabalhou nas cidades de Casa Nova, Itabuna, Ibotirama, Mucuri, Porto Seguro, Luis Eduardo Magalhães, Serra Preta e Candeal, Itororó, Seabra, Luis Eduardo Magalhães, Serra Preta, Candeal, Itabuna, Casa Nova e Ibotirama..
      Concluiu pós-graduação em Processo Penal e Direito Penal pela Faculdade do Vale do Rio Doce em 1998 e em 2007 concluiu pós-graduação em Docência para o Ensino Superior /ABECM Visconde de Cairu. No mesmo ano assume a 12ª delegacia localizada em Itapoã, passou três anos como Delegado titular da 5ª delegacia, em Periperi, subúrbio Ferroviário de Salvador, onde contou com o apoio de seus colegas para realizar um trabalho em defesa do povo e no combate ao crime.
      Durante todos esses anos desenvolveu um trabalho sério e comprometido com a verdade. Em 2009 quando pensaram em retirá-lo da 5ª delegacia para outra Circunscrição Policial, a população fez uma grande passeata pela região exigindo o seu retorno alegando que com a presença de Deraldo a criminalidade tinha sido reduzida a níveis consideráveis. 
 Em 2010 eleito como o Deputado Estadual mais bem votado de Salvador com 65.297 votos em toda a Bahia, pelo Partido Social Liberal, Damasceno segue eu uma brilhante atuação parlamentar, desenvolvendo importantes projetos e lutando pelo bem estar social. Ainda no mesmo ano recebeu a medalha de Amigo da Marinha.
 No ano de 2011 foi relator do “Pacto Pela Vida” um programa do Governo que concentra esforços dos diversos órgãos da administração estadual e municipal, com o objetivo principal de reduzir os índices de violência no Estado da Bahia, Damasceno teve mais uma vez o reconhecimento popular, recebendo o título de Doutor Honoris Causa da Segurança e Direitos Humanos pela American Universidade Corporativa das Américas, Fundação Ibero Americana e a Fundação Luiz Ademir Flemin.
 Em 2012 recebeu a medalha Educador Paulo Freire ANPGI e a condecoração da Comissão de Direitos Humanos do Parlasur-Mercosur no Paraguai.