sexta-feira, 13 de junho de 2014


Construção de Quadra Poliesportiva no bairro de Plataforma. É o que pede o deputado Deraldo Damasceno (PSL), em indicação apresentada na Assembleia Legislativa e endereçada à Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). "A região é muito carente, com criminalidade se alastrando, onde os jovens já começam cedo no alistamento do tráfico e todos nós sabemos que o esporte é um grande transformador da sociedade; o incentivo à prática de esportes e ao lazer traz benefícios à saúde física e mental das pessoas, além de afastar jovens, de estilos de vida completamente ociosos e ou vulnerável, ao uso de drogas ilícitas ou outros comportamentos que fujam às regras da sociedade e tragam prejuízos para si e para os outros", justifica.

Ainda no rol das argumentações a favor do seu pleito, Damasceno informa que "Plataforma é um bairro que tem uma das vistas mais belas de Salvador. Por situar-se em um lugar alto, o bairro se privilegia de vistas exuberantes do mar, das ilhas de Maré e Itaparica e ainda da Igreja do Bonfim". Ele destaca que o bairro foi o primeiro do Subúrbio, onde a tradicional família Martins Catarino transformou em uma gigantesca fazenda e instalou seu mais valioso patrimônio na época, uma fábrica têxtil então chamada de União Fabril. Além da mansão dos Catarino, na época, em sua volta, existiam diversas residências resumidas à Vila Operária, o que mais tarde transformou-se no bairro que é hoje.

O nome Plataforma, acrescenta o parlamentar, "pode ter surgido pelo fato de ter existido uma balsa que se parecia com uma plataforma flutuante que fazia o percurso marítimo das pessoas daquela localidade até o bairro da Ribeira; nessa época, ônibus e trens ainda não existiam ou tinham seu funcionamento precário".

Fonte:Diário Oficial da Bahia

Nenhum comentário: