quarta-feira, 23 de abril de 2014

Delegado Deraldo Damasceno emitir Projeto para Coibir a obesidade.

 
 
Preocupado com o crescimento da obesidade na população baiana, o deputado Delegado Deraldo Damasceno (PSL) apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatorieda...de da fixação de cartazes de advertência e orientação
 
sobre a obesidade em estabelecimentos que comercializam alimentos no sistema fast-food. Segundo o parlamentar, nutricionistas afirmam que uma refeição completa, em porções padronizadas com lanche, fritas e refrigerante, contém em média 935 calorias. Ou seja, uma alta ingestão de caloria nada saudável, sem nutrientes e de forma desequilibrada.

Deraldo ressalta que a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo. A forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. "Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável", disse o deputado, que defende a aprovação de sua proposição para uma maior disponibilização de informação à sociedade, bem como a criação de uma conscientização dos riscos desse tipo de alimentação.

De acordo com a Dra. Ellen Simone Paiva, endocrinologista do Centro Integrado de Terapia Nutricional, a principal doença causada pela ingestão regular desse tipo de alimento é a obesidade. Ela explica que isso ocorre porque são alimentos muito calóricos e que causam saciedade muito rápida, após umas duas horas as pessoas estão novamente com fome e isso propicia o consumo de muito mais calorias do que poderíamos ingerir. "Além disso, como são ricos em gordura saturada e hidrogenada, a maioria desses lanches pode causar elevação do colesterol, triglicérides e queda do colesterol bom, o HDL colesterol, responsável pela proteção cardiovascular", ressaltou a doutora. Ela também salienta que o problema maior está no tipo de obesidade que o fast-food causa, a que pode causar a desnutrição. "Obesidade não tem nada a ver com saúde e o alimento padrão, que pode exemplificar a associação de obesidade e desnutrição é mesmo o fast-food", explicou a endocrinologista.
 
Fonte:ASCOM/DDD

Nenhum comentário: