Delegado saudou o dia nacional da categoria
No dia 4 deste mês, foi comemorado o Dia Nacional do Perito Criminal. Tendo isso em vista, o deputado Delegado Deraldo Damasceno (PSL) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações.
O dia é comemorado nesta data em homenagem ao patrono dos peritos criminais, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nessa data. Otacílio morreu tragicamente após sofrer uma queda em um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, no interior de Minas Gerais. A data foi aprovada pelos membros da ABC durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.
Perito criminal é o policial civil a serviço da Justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos.
As atividades do profissional são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo. "O perito é um servidor público que, agindo por requisição da autoridade judicial, pelo ministério público ou pela autoridade policial, estuda o corpo, refaz o mecanismo do crime, examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais", explica o parlamentar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário