Carlos Geilson, Graça Pimenta e Delegado Deraldo Damasceno fizeram questão de se congratular com a categoria através de moção
Desde 1947, o Dia do Professor é comemorado no Brasil a cada 15 de outubro. A data tem origem no dia 15 de outubro de 1827, quando o então imperador D. Pedro I institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil. Para homenagear os mestres do ensino, o deputados Carlos Geilson (PTN), Graça Pimenta ( PMDB) e Deraldo Damasceno (PSL) apresentaram moções na Assembleia Legislativa.
"Ser professor é ter satisfação em partilhar um dos maiores bens da vida: o conhecimento. É sentir-se feliz ao perceber que o estudante aprendeu com você e que também lhe ensinou. É enfrentar o dia a dia com dedicação, mesmo sendo mal remunerado. É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço na maravilhosa aventura de ensinar e aprender. É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés. Só tenho a parabenizar todos os mestres brasileiros e a agradecer aos meus professores e alunos por terem me oportunizado a aprender e a ensinar", assinala Geilson.
Por sua vez, a deputada Graça Pimenta fez a seguinte indagação: "O que você quer ser quando crescer? Este questionamento feito às crianças possui uma infinita possibilidade de respostas." A parlamentar também destacou que qualquer que seja a opção profissional escolhida pelo indivíduo, esta passa pelo suporte de um professor, sem o qual a profissão seria inviabilizada. "O docente é transformador de vidas e realizador de sonhos", declarou, acrescentando que o professor é sinônimo de transferência de conhecimento, de construção de um novo modo de ver o mundo e, consequentemente, de uma nova realidade social.
Deraldo Damasceno também faz uma pergunta, mas com outro viés. "Mas quem é o professor? O professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento, é uma pessoa que se preocupa com o aprendizado dos seus alunos e para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas para que consiga transmitir, ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno."
Damasceno finaliza seu documento, afirmando que "a profissão de professor é das mais antigas e das mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão".
Fonte: EGBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário